terça-feira, 28 de maio de 2013

Visita a Cuba - 18 anos depois

Impressões, mudanças, esperança!

Rua em frente ao Teatro
No ano de 1994 participei da Pré-Assembleia do Clai das Igrejas da Região Gran-Colômbia e Caribe, na cidade de La Habana/Cuba. Participei dessa Pré-Assembleia em representação da Igreja Evangélica Luterana em Venezuela (IELV), onde exerci o Ministério Pastoral por mais de 10 anos (1993 até 2003).
 
18 anos depois da 1ª vez que estive em Cuba, tive a honra de participar da VI Assembleia do Clai, representando a IECLB, e, novamente pude estar na Ilha Caribenha. Em 1994 o País passava por uma das mais severas crises. Embargo norte-americano severo, crise, países "parceiros" de Cuba atravessando mudanças, problemas sociais (Rússia especialmente). Também alguns países "amigos" com governos neoliberais que na época não davam apoio à Cuba.
Pude sentir que aconteceram muitas mudanças (para melhor), muitos avanços. Mais e melhor autoestima do povo, das igrejas cubanas, dos organismos que em Cuba atuam. Senti que países "amigos" (Brasil e Venezuela especialmente) investem muito, apoiam o povo e o governo. Com toda certeza o ano de 1994 mostrava uma Cuba com muito mais dificuldades do que em 2013.
Mesmo que agora ainda circulem muitos veículos dos anos 1950 ( e anos anteriores), pode se ver que a frota de carros modernizou-se. Os ônibus melhoraram, e muito. Há mercadorias para vender, pequenas lanchonetes, "lojas de conveniência" que vendem de tudo um pouco para turistas e também para o povo cubano.
As pessoas, de modo geral são pobres. Entendam bem, pobres. Não vi miséria em Cuba. Porque digo que são pobres? Porque suas casas na grande maioria precisam de reformas, melhorias. São pobres, mas com muito boa educação.  Não visitei as escolas, nem os hospitais. Mas disso os cubanos de fato não reclamam e é uma das grandes vitórias do socialismo cubano. Entrei em Igrejas. Católicas, Pentecostais. Lá se pode louvar, adorar a Deus. Temos Igreja Luterana. Seminário de Formação Teológica e excelentes Biblicistas e Teólogas/os (Prédica da Pastora Ofélia Ortega foi desafiadora, profunda e cativante).
Tive a impressão de que Che é mais querido do que Fidel. O Presidente Raul Castro é alguém respeitado, mas sem muito carisma. A histórica foto de Che Guevara registrada por Alberto Korda está em todos os lugares. Dos retrovisores, para-choques e para-brisas dos carros até pratos, canecas e copos da louça de casa. Nos muros das casas e construções, não apenas de prédios oficiais, mas de casas particulares e imóveis comerciais, a célebre imagem do mito argentino é quase onipresente. Algo que lembre Che Guevara é o produto mais buscado por turistas (eu mesmo me empenhei em trazer algo com a mais famosa foto publicada no mundo).
A cidade de La Habana é muito limpa. Limpíssima. E o serviço de limpeza, ao contrario do que vemos em tantos países, é uma tarefa encarada com honra, devido a importância que o povo cubano da a ela, por conta da questão de saúde, acredito. Estando em Cuba, lembrei de Acari, no Sertão do Seridó, cidade mais limpa do Brasil.
Há escassez de produtos básicos em Cuba. A industrialização do país tem algumas deficiências. Há racionamento de eletricidade. Internet é caríssima e lenta. Todo mundo em Cuba sabe que o Brasil é presidido por uma mulher do mesmo partido do Lula.
Havana é riquíssima em beleza e história. Povo hospitaleiro, noite com muita atividade cultural. É um país lindo e apaixonante, com um povo muito digno e admirável. Sonho um dia voltar à Cuba, visitar o interior e as maravilhosas praias. Mas sonho em compartilhar dos sonhos, das lutas e estar ao lado das pessoas que nunca desanimam. Que batalham, e, mesmo que sofrendo pelo embargo por quase 6 décadas, seguem em frente, querendo uma sociedade mais justa e igualitária.    
Imagem de La habana

Rua em frente ao teatro

Frota de veículos

Reforma em edifícios, isso se vê muito

Taxi Côco, estilo asiático
Pastora Rosana e Pastor João




Casa abandonada e em ruínas, isso se vê muito também

Frota de veículos

Entrada do teatro

Em frente ao Mercado de Artesanía

Mariela Castro, filha de Raúl Castro

Hotel Habana Libre, ex Hilton Hotel - 1ª Sede do Governo Revolucionário

Imagem de Havana

Imagem de Havana
 
Matéria escrita por João Willig, sem querer demonstrar opção política (espero), que esteve em Cuba participando da VI Assembleia do Conselho Latino Americano de Igrejas nos dias 20-27 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário