sexta-feira, 21 de junho de 2013

Começou o Inverno!

Árvore no pátio da Casa Sinodal
O Inverno iniciou às 02h04 do dia de hoje (21 de junho de 2013). Um aspecto meteorológico que se observa durante o inverno, são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas. Temos que ter muito cuidado quando estamos na direção. Estas inversões, muitas vezes, permanecem durante o período da manhã. O nevoeiro consiste na existência de gotículas d’água que flutuam no ar e reduzem a visibilidade a menos de 1000 m. Além da redução da visibilidade, um outro fator importante é o alto índice da umidade relativa do ar, cujos valores alcançam até 98% no período da manhã. O contrário ocorre no período da tarde, após a dissipação do nevoeiro, quando o índice da umidade relativa do ar diminui consideravelmente, chegando a registrar valores de até 40%.
Nosso inverno começou com chuva, quase chuvisco. Mas, o frio ainda não chegou com força total. Entretanto, o fim de semana promete frio e sol. E, com alegria, vamos celebrar o noivado do Daniel e da Maitê. Parabéns! Bênçãos mil nesta nova caminhada a dois... Seja bem-vindo inverno! Sejam felizes, Dani e Maitê!


Inverno... seja bem-vindo!

21 de junho
1º dia do inverno
nuvens gélidas, vento entre-cortante,
corpos cobertos, tentativas de obter calor artificial.
Alguns não gostam,
eu, por outro lado, adoro!
Inverno,
sua época já chegou,
eu te saúdo,
eu te dou boas-vindas,
eu espero que traga boas energias.
Inverno é a estação,
mas, nossas emoções, ao contrário,
não estão gélidas...

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Obs.: hoje é o 1º dia do inverno, também chamado de solstício de inverno. Nas culturas antigas, essa data representava o nascimento ou renascimento.
 
Prosa poética do Recanto das Letras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário