sábado, 26 de abril de 2014

Uma singela homenagem

Aos 61 anos de vida parte um grande amigo e companheiro nos caminhos do Ecumenismo. Fomos companheiros de trabalho no tempo em que atuei em Minas Gerais, na Paróquia de Funil. Na época era apenas conhecido como o Padre Moreira. Amigo e parceiro nos caminhos do Senhor... Logo que cheguei em Conceição de Ipanema, recém formada... Primeiro campo ministerial... Fui recebida com muito carinho pelo Padre Moreira e suas Comunidades. Ele estava curioso para saber se poderíamos caminhar juntos, numa proposta ecumênica e libertadora... Foram sete anos... Aprendi muito com este grande homem de Deus... Foi muito bom tê-lo conhecido. Pena que perdemos contato e só agora pude saber um pouco por quais caminhos ele andava... Orgulhosa pela jornada percorrida... Com certeza deve ter sido um baita Bispo... Estou muito triste com o ocorrido. Entretanto, fica o conforto de que ele foi ao encontro do Deus da Vida, que venceu o último inimigo, a morte. Mesmo nesta certeza dói muito. A morte é muito cruel, nos impossibilita o abraço. Fica a fé do reencontro. Vai em paz amigo...


Celebração Ecumênica
em São José do mantimento/MG


Celebração Ecumênica no dia do Trabalhador Rural
28 de junho de 1991
José Moreira Bastos Neto
Um pouco de sua trajetória de vida...

Natural de Simonésia, em Minas Gerais, nasceu em 25 de janeiro de 1953. Filho de José Moreira Bastos Filho e de Emília de Paula Bastos, tendo como irmãos Joaquim, Maria de Fátima e Maria Lúcia. Cursou o Ensino Fundamental em sua cidade natal, nas escolas Padre Miguel e São Simão. Em 1971 ingressou no seminário em Caratinga, onde cursou o Ensino Médio e os cursos de Filosofia e de Teologia. Fez também o curso de História na Faculdade de Caratinga. Em 1977, recebeu o leitorado e o acolitato, seguido do diaconato no ano seguinte.

Sua ordenação presbiteral ocorreu no dia 28 de outubro de 1979, com a imposição das mãos do bispo diocesano de Caratinga Dom Hélio Gonçalves Heleno que, naquela data, realizava também sua primeira ordenação. Celebrou sua primeira missa na igreja matriz da paróquia São Lourenço, em Manhuaçu, no dia 4 de novembro de 1979.

Atuou nas paróquias de Divino, Caratinga (Seminário N. Sra. do Rosário), Tarumirim, Santo Antônio do Manhuaçu, Conceição de Ipanema, São José do Mantimento, Chalé, Carangola, Faria Lemos, Entre Folhas, Santa Rita de Minas e Vilanova (distrito de Manhuaçu).



Dom José Moreira Bastos Neto
Como padre acompanhou a Pastoral da Juventude e as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) na Diocese de Caratinga e micro-região Centro de Minas Gerais. De 1998 a 2005 foi reitor do Seminário da Diocese de Caratinga. Em 7 de janeiro de 2009, foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI. No dia 19 de abril de 2009, foi ordenado bispo em Simonésia, por dom Hélio Gonçalves Heleno. Tomou posse na diocese de Três Lagoas a 3 de maio de 2009. Seu lema episcopal, “Tomou-me para o seu serviço”, direcionou sua vida e missão como bispo. "Testemunhou a vida do evangelho na simplicidade, diálogo, prontidão e generosidade".


Bispo Dom José Moreira
No regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que corresponde ao estado de Mato Grosso do Sul, foi indicado para ser o bispo acompanhante da CPT, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), e demais pastorais sociais.

Em março de 2012 também foi indicado como bispo acompanhante das CEB’s. Participava ainda da Comissão Regional de Justiça e Paz. Em âmbito nacional, integrou a Comissão Oito da CNBB, a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Na CPT, foi eleito vice-presidente pela XXIV Assembleia Geral, no dia 30 de março de 2012. Na época, ele afirmou que queria contribuir na valorização do homem e da mulher do campo, na defesa e conquista de seus direitos.



Na tarde do dia 26 de abril de 2014, participava de um encontro com religiosos quando sofreu um infarto e foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Após paradas cardíacas, foi submetido a uma angioplastia, mas não resistiu e faleceu por volta das 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário