quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Epifania





O Dia de Epifania é 06 de janeiro. E Epifania significa revelação, aparecimento. E quem se revela, quem é revelado, é Jesus Cristo, é Deus em Jesus Cristo. Depois de 06 de janeiro temos vários domingos chamados de Domingos após Epifania. Para cada um destes domingos a Igreja nos propõe textos que narram momentos, situações, palavras importantes na vida de Jesus. É para ajudar a comunidade  a conhecer Jesus, a conhecer Deus através de Jesus. Natal passou. Ouvimos a mensagem do nascimento do menino de Belém. Agora precisamos conhecer o Jesus adulto. Para isso a Igreja, há séculos, escolhe alguns textos marcantes que podem nos mostrar quem é esse Jesus, a que ele veio, o que ele quer nos comunicar, o que ele quer significar para nós. Quem é esse Deus que se revela em Jesus Cristo. Quem e o que ele quer ser para nós e fazer por nós. (P. Wilfrid Buchweitz)
A festa da Epifania e a festa da Páscoa são as duas comemorações mais antigas da Igreja Cristã. Originalmente o dia 06 de janeiro era a data em que se comemorava o nascimento de Jesus. Ainda hoje a Igreja Armênia festeja o Natal neste dia. Apenas a partir do século IV a Igreja passou a festejar este acontecimento no dia 25 de dezembro.
Epifania é a revelação de Deus oculta no menino Jesus, nascido em pobreza em Belém. Epifania é a complementação da festa de Natal. O Natal lembra o fato. A Epifania destaca seu significado, ou seja, que o fato se torne manifesto e conhecido em sua real amplitude.
Jesus de Nazaré é a epifania (a revelação) de Deus no mundo. É a palavra que se tornou carne (João 1.14). Por meio da pobreza Deus se tornou manifesto à humanidade. Assim o Deus Criador entra na escuridão do mundo para que o mundo veja a sua glória e a sua luz no rosto de Jesus Cristo.
No dia 06 de Janeiro nós também lembramos a visita dos reis magos a Jesus. Aqueles sábios do Oriente, que vieram guiados por uma estrela para presentearem e principalmente adorarem o menino recém nascido.
Este dia, então, quer nos lembrar que Cristo veio para salvar a todas as pessoas e não somente aos judeus. Chamamos a época que começa com este dia de Epifania, ou seja, a revelação de Deus em Jesus Cristo. Deus proclama e apresenta a Jesus como o seu Filho amado, aquele que vem para proclamar a Boa Nova de vida e salvação a todas as pessoas, de todos lugares, de todas partes, de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário