quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bodas de Trigo ou Couro


Comemoração do nosso Terceiro Ano de Casamento
São 36 meses, 157 semanas, 1096 dias, 26.305 horas, 
1.578.300 minutos, 94.698.000 segundos.


A palavra boda vem do latim votum, que significa promessa. Conforme significado religioso é a promessa que um homem e uma mulher fazem diante de Deus, realizando seu compromisso e promessa para toda a vida em um altar consagrado.

Na cultura ocidental é tradição comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente.

Para cada ano que passa no casamento temos um objeto ou pedra preciosa para marcar a data Embora a maioria das pessoas só conheça as bodas de prata (25 anos) e de ouro (50 anos), a cultura popular associou um material para cada aniversário de casamento.

No terceiro ano de casamento comemoram-se bodas de trigo ou couro. 

No terceiro ano o casal aprendeu a relaxar e a fluir com a vida.

O trigo é rico, e nas bodas de Trigo, ele vem representando a fé, a fartura, a prosperidade e principalmente a união.

O Couro é forte, resistente e protege. Couro porque se soubermos ouvir um ao outro seremos fortes e protetores da nossa união.

"Coisas que dão sentido a vida:
colo que acolhe...
braço que envolve...
palavra que conforta...
silêncio que respeita...
alegria que contagia...
lágrima que corre...
olhar que acaricia...
desejo que sacia...
amor que promove...
Que a vida seja intensa,
verdadeira, pura...
enquanto durar."
(Cora Coralina)



João e Sonja hoje – 20 de fevereiro – comemoram 3 anos de casamento. Na mensagem que recebemos em nossa bênção matrimonial ouvimos do P. Nestor uma bela comparação que queremos lembrar hoje: a vida pode ser comparada com um eletrocardiograma. Ela é cheia de altos e baixos. Sim, a vida é assim mesma. Tem a ver com o coração: há momentos que bate mais rápido, outras vezes mais lento. Quando no eletrocardiograma a linha for linear estaremos mortos, não mais vivos.

Fomos na ocasião lembrados que assim também é a dinâmica do casamento. O desafio lançado foi o de administrar estes altos e baixos da vida de tal forma a alcançar o equilíbrio, a maturidade que nos dê serenidade, alegria, paz, felicidade e não deixe enfraquecer a chama da paixão, do amor. Depois de 3 anos de casamento e 4 anos caminhando juntos vemos que de fato este é o desafio constante, sempre contando com a força e as bênçãos de Deus.

Três anos: Em nossa história já temos agora o papel (1 ano) para escrever a cada dia uma página da vida, o algodão (2 anos) para ter o aconchego, o carinho e o calor e o trigo junto com o couro (3 anos) que vem para alimentar,unir, proteger e fortalecer a nossa união. Sempre contando com a orientação e as bênçãos de Deus. Que assim seja!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário