domingo, 20 de dezembro de 2015

Quarta Semana de Advento


Hoje iniciamos a última semana do tempo de Advento. Tempo especial de preparação e esperança.

E Advento é tempo de relembrar. Relembrar o anúncio da vinda de Cristo Jesus. Ramos, velas, coroas, estrelas, cânticos, família e comunidade reunida são algumas das marcas deste novo tempo. É tempo de preparo. No menino Jesus, Deus vem e somos convidados e convidadas a celebrar a sua vinda e presença entre nós.

Advento! É tempo de celebrar. Celebrar a profunda boa notícia de Deus que diz, conforme o profeta Isaías: Apresento a vocês o meu servo que tem todo o meu apoio. Escolhido por mim, Ele é o preferido do meu coração. Fiz repousar sobre ele o meu Espírito, para que leve o direito às nações (Isaías 42.1). Assim o escolhido de Deus é fortalecido pelo Espírito de Deus. Ele vem promulgar o direito, a justiça, a verdade!

Advento! É tempo de renovar. Renovar a esperança de vida para o mundo. É tempo de busca por novo caminho em meio à escuridão. Eis que Deus se apresenta em Cristo Jesus! Ele veio para indicar o caminho à humanidade. A mensagem do Advento que anuncia a vinda próxima de Deus provoca em nós a verdadeira esperança pelo Reino da justiça e da paz, da verdade e do amor.

Assim a época de Advento quer preparar-nos para a recepção do presente do amor de Deus e tornar-nos mensageiros e mensageiras de sua chegada, animando-nos a colocar sinais do seu Reino de justiça e de solidariedade e de vida renovada.

Viver o Advento significa reservar um tempo para revisar nossos projetos, reavaliar o rumo de nossa vida pessoal e comunitária, rever as maneiras de organização de nossa sociedade e onde e como nós nos situamos neste mundo em que vivemos.

Advento significa, então, chegada, vinda de um novo tempo, sem injustiças e opressão. Advento é tempo de preparação para recebermos a Jesus Cristo em nossas casas, em nosso trabalho, em nossa vida.

É tempo de espera e alegria;
É tempo de lançar as sementes.
Sementes de Esperança de um novo amanhã.
Um novo amanhã com “novo céu e nova terra”.
Nova terra onde reinará a justiça.
Justiça que promoverá liberdade,
Liberdade que trará a igualdade;
Igualdade que cria a fraternidade;
Fraternidade que significa amor.


Tempo de advento é tempo de esperança. É tempo de sermos mensageiro e mensageiras de esperança, de “boas notícias”: “Eis aí o vosso Deus!” (Isaías 40.9). Nossa tarefa profética de esperança é dizer que chegou o dia da salvação. É anunciar aos cativos: Vocês estão livres. E aos que estão nas trevas: Vejam a luz! Não vai haver mais fome e nem sede, porque Deus não esqueceu o seu povo. Ele vem nos visitar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário