quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Quarta-feira de Cinzas

 


O profeta Joel diz: “Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar.” (Joel 2.13).


A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma. As cinzas são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira e frágil vida humana, sujeita à morte. Celebrações são realizadas tradicionalmente nesse dia. Quem preside a cerimônia marca a testa de cada celebrante com cinzas. Tal simbolismo relembra a tradição do Antigo Testamento de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus. As cinzas lembram os textos bíblicos: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Portanto, a quaresma convida a “crer no Evangelho” e, ao mesmo tempo, nos direciona e refletir sobre a fragilidade de nossa vida “Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás”.

A época da quaresma nos convida a reavaliarmos a nossa caminhada com Jesus, a apegarmo-nos a ele em fé sincera e a vivermos como seus discípulos e suas discípulas, como pessoas perdoadas e salvas pela sua morte na cruz.


É tempo de reviver o momento máximo da cristandade: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna”.
Tempo de olharmos para nós e avaliarmos como anda a nossa vida de fé no Cristo crucificado e ressurreto.
Tempo de silêncio, meditação, reflexão, com certa tristeza (pela morte cruel), mas confiantes na promessa de nosso Deus (ressurreição – vida).
Tempo de conversão, penitência, arrependimento, fé.
Tempo de jejum: Limpeza do corpo para que o espírito possa receber o alimento.
No Advento: alegria, celebração, limpeza da casa, arranjos, luzes. Na quaresma: tristeza, silêncio/quietude, limpeza do corpo, esperança na ressurreição.
Sendo assim, as sete semanas do tempo da quaresma são um tempo precioso em que cada pessoa pode verificar seus valores, suas atitudes, seus erros e acertos. Tudo para que no Domingo da Páscoa a mente e o coração estejam leves e abertos para a notícia que mudou a história da humanidade: a morte não tem a última palavra. Deus derrotou a morte e seus temores ressuscitando Jesus Cristo.
Que este tempo da quaresma possa servir para uma reflexão profunda sobre a obra redentora de Jesus, especialmente seu sofrimento e morte na cruz, em nosso lugar. Seja um tempo muito especial que Deus estabeleceu para a sua Igreja, um tempo especial de reflexão e de testemunho do amor de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário