quinta-feira, 5 de março de 2020

Quaresma



40 dias

A festa acabou. Foi boa a festa. A alegria tomou conta da cidade. Carnaval é a explosão máxima da alegria coletiva. Mas a festa acabou.

Começa um novo tempo, um tempo de purificação, de reflexão, de preparação e de partilha. Não, não é por arrependimento pela festa. Fosse só isso, bastaria sentar nas cinzas na quarta-feira, como fez o rei de Nínive na história de Jonas. Porém é mais.

Quaresma é tempo de purificação, reflexão e preparação para receber aquele que vem a nós na Cruz e na Ressurreição, na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa. Aí, sim, vale  o grito de João Batista: “Voz do que clama: No deserto preparai o caminho do Senhor, endireitais as suas veredas!”.

Nada melhor para preparar o caminho e endireitar as veredas do que o jejum. Só que jejum não é dieta, não é regime para emagrecer. Jejum é solidariedade. O que deixo de comer, ou o que deixo de gastar com qualquer outra coisa sobra para ser dado a quem nada tem. Abro mão de algo que é meu para dá-lo a quem pouco ou nada tem. É prática do Reino de Deus.

São só 40 dias. Deveria ser o tempo todo, para que ninguém passasse fome ou qualquer tipo de necessidade. Porém, são 40 dias para experimentar uma nova prática de vida.

E com uma vantagem. É só contar os dias entre Quarta-feira de Cinzas e Domingo de Páscoa para notar.  O jejum só conta de segunda a sábado. O domingo não pode ser dia de jejum, pois é o dia que nos lembra da Ressurreição do Senhor. Domingo, mesmo na Quaresma, é dia de alegria, dia de festa, dia sem jejum.

Pela tradição judaica, o dia começa no fim da tarde. Digamos que lá pelas 18 h. Assim, os 40 dias cumprem sempre intervalos entre as 18 h de domingo e as 18 h do próximo sábado. No espaço entre 18 h de sábado e 18 h de domingo, porém, não há jejum.

Só não dá pra esquecer: o jejum verdadeiro é o que dá ao pobre aquilo que se deixou de consumir.

P. Carlos Arthur Dreher - março 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário