segunda-feira, 7 de março de 2016

Antoinette Brown Blackwell (1825 – 1921)


Resgate histórico

De acordo com a Rede Social da United Church of Christ (Igreja Unida de Cristo ou União Cristã de Igrejas), Antoinette Brown Blackwell foi a primeira mulher a ser Ordenada como Ministra desde o tempo do Novo Testamento. A sua ordenação aconteceu na Igreja Congregacional nos Estados Unidos no ano de 1853, sendo então considerada a primeira mulher eleita para servir numa Comunidade Cristã. Em 1950 a Igreja Metodista admitiu mulheres a ordenação e em 1976 a Igreja Anglicana passou a admitir mulheres ao sacramento das ordens.
Segundo Penelope J. Ryan, em seu livro “Católico Praticante: A busca de um Catolicismo para Terceiro Milênio”:

Podemos ter certeza de que tais mudanças foram feitas somente depois de cuidadoso estudo teológico e oração dentro da tradição cristã. Não foram movimentos fáceis para essas Igrejas Cristãs, mas foram feitos com a convicção de que estavam sendo guiados pelo Espírito, que é maior do que nossas noções humanas de sexismo”.

Encontrei na Internet um momento da vida de Antoinette Brown relatado por um pastor chamado Marcelo Augusto de Carvalho. Não sei de que Igreja ele pertence ou mesmo se o relato corresponde com um fato histórico, mas achei interessante, por isso compartilho...

Antoinette Brown, de 21 anos de idade, ficou parada no parapeito de um barco no Canal Erie, certa noite de agosto de 1846, ouvindo um idoso ministro falar de sua obra missionária ao longo do canal.
- Há muita maldade ao longo do canal- dizia ele. - E poucos para pregarem a mensagem do amor de Deus.
- Eu também creio nessa espécie de Deus - disse Nettie. - Desde que eu era uma menina bem pequena, já desejava falar às pessoas sobre um Deus amoroso. Eu queria ajudá-las, para que elas estivessem preparadas para viver ou para morrer.
- Deus a abençoe - disse o idoso homem, balançando a cabeça em sinal de aprovação.

Encorajada, ela prosseguiu:
- Jamais falei a alguém antes, nem mesmo a minha mãe ou meu pai. Mas sabe, senhor, eu espero um dia ser uma ministra do evangelho.
O missionário deu um passo para trás e franziu a testa:
- Você está dizendo blasfêmia, minha filha. Você nunca leu o que Paulo escreveu: "As mulheres permaneçam em silêncio na igreja, pois não lhes é permitido falar"?
- Só porque sou mulher não posso fazer a obra do Senhor? - perguntou Nettie. - Por certo, temos entendido mal este verso.
Impaciente, o ministro continuou:
- Você não leu na epístola de Timóteo, onde diz: "Não permito que nenhuma mulher fale nem exerça autoridade sobre o homem, mas que esteja em silêncio"?
Nettie ficou em silêncio. Ela terminaria o preparo teológico e depois saberia melhor como responder a essas objeções. Mas conseguir entrar na Escola de Teologia do Colégio Oberlin não era fácil. Finalmente, foi-lhe permitido assistir às aulas, mas não se matricular. Eles se opuseram a sua formatura e a uma licença ministerial.
Mas Nettie sabia que Deus a havia chamado para ser uma ministra. Ela continuou estudando e se preparando até que o caminho se abriu para ela pastorear a pequenina igreja de South Butler, Nova Iorque, tornando-se assim a primeira mulher ordenada nos Estados Unidos.



Este resgate histórico nos convida a uma reflexão da situação do Ministério Feminino nas nossas Igrejas, Paróquias e Comunidades. Na IECLB já se vão 32 anos desde que a primeira mulher foi ordenada pastora. Neste Dia Internacional da Mulher precisamos nos perguntar: Como estamos enxergando o valioso trabalho das Mulheres que ocupam um ministério ordenado ou mesmo estão em cargos de liderança em nossas Comunidades?


Nenhum comentário:

Postar um comentário