domingo, 3 de abril de 2016

É Páscoa. A Vida triunfou!!!

Ramos


Terão mesmo sido as mesmas pessoas que te saudaram com hosanas e com palmas que, naquele outro dia, gritaram “Crucifica-o”? No domingo eras rei, na sexta-feira agonizavas na cruz! Num dia, a multidão te saudava; no outro, te cobria de escárnios e de deboches.

Ajuda-me, Senhor, a não te receber com palmas num dia e, no outro, cuspir-te no rosto.

Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana, nas alturas!









Quinta Santa

Na noite em que Ele foi traído...














Sexta Santa

Desde as 9h (hora terceira) Ele está pregado na cruz. Já se passaram duas horas... Os braços estão rijos, mas ainda sustentam seu peso, com ajuda do apoio dos pés... Por quanto tempo ainda?




Na hora nona (15 h) Jesus gritou em alta voz e morreu. O mundo se cobriu de trevas, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. O mundo está sem Deus! Onde buscar refúgio?






Sábado de Aleluia

Na antiga tradição judaica, o novo dia começa quando se podem ver as três primeiras estrelas no céu. A tradição ocidental assumiu que isso ocorre por volta das 18 horas. Portanto, já é Páscoa! Aleluia! "O Senhor ressuscitou, ele realmente ressuscitou!" Aleluia!









Domingo de Páscoa

A que horas aquelas mulheres terão saído de casa para irem ao sepulcro? A informação que recebemos diz que tudo ocorreu “ao findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana” (Mt 28.1). Marcos escreve que “passado o sábado, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamá-lo. E muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo” (16.1s). Lucas fala em “alta madrugada” (24.1). João dirá: ”de madrugada, sendo ainda escuro” (20.1).



Na tradição judaica, o dia termina quando as três primeiras estrelas aparecem no céu. Hoje se diz que o dia termina e o novo começa por volta de 18h. Às 18h e um segundo já é um novo dia.

Terão ido ainda à noite, apenas terminado o sábado? Há de ter sido noite de lua cheia, como a de hoje?

Detalhes! O mais importante é que a sepultura estava vazia. E, quando as mulheres foram anunciá-lo aos discípulos, eles já jubilavam, dizendo: “O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão” (Lc 24.14).
Não espere o sol nascer. Corra a anunciar que Ele realmente ressuscitou!





P. Carlos A. Dreher
março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário