sábado, 31 de outubro de 2015

MULHERES DA REFORMA - Elisabeth von Brandenburg

Elisabeth von Brandenburg
Uma mulher regente apoia o Protestantismo

Elisabeth von Brandenburg

Elisabeth von Brandenburg nasceu em 1510 em Cölln (hoje Berlim). Ela era de família nobre. Como era costume da época, os casamentos entre as pessoas nobres e ricas eram arranjados e assim também foi arranjado o casamento de Elisabeth. Com apenas 15 anos, ela casou-se com o viúvo, 40 anos mais velho do que ela, duque Erich I, regente de Calenberg-Göttingen (é importante lembrar que, na Idade Média, a Alemanha era dividida em vários reinos). O marido de Elisabeth era  regente daquela região. O casal teve três filhas e um filho.
A mãe de Elisabeth era filha de um rei da Dinamarca. Através da sua mãe, Elisabeth também teve contato, já aos 17 anos, com as ideias da Reforma. No ano de 1534 ela também conheceu pessoalmente Martim Lutero. Ela mantinha correspondência com o reformador e, além disso, também enviava presentes a Lutero, como vinho e queijo. Ela também  recebeu uma Bíblia traduzida para a língua alemã com dedicatória pessoal de Lutero.
No ano de 1538, Elisabeth converteu-se ao luteranismo, mas seu marido permaneceu católico. O seu marido faleceu em 1540 e, durante os dois últimos anos, o casal conviveu com as duas confissões, ela protestante e ele católico.
Após a morte do marido, Elisabeth se tornou a regente do reino até o filho Erich II alcançar a maioridade. Ela governou durante cinco anos e, nesse período, introduziu a Reforma Protestante em seu território, com a forte colaboração do pastor Antonius Corvinus, o qual coordenou visitas e mudanças na organização das igrejas e também no culto. Muito importante nisso foi a mudança na celebração da Santa Ceia com os dois elementos, o pão e o vinho. Este período de cinco anos sob a regência de Elisabeth von Calenberg-Göttingen foi muito importante para o movimento da Reforma.
Atualmente, a maior igreja territorial da Alemanha, encontra-se na região de Hannover, região que pertencia ao território em que Elisabeth governou e introduziu o Protestantismo.
Para mim foi muito importante descobrir que não houve somente príncipes regentes que apoiaram o movimento da reforma protestante, mas também uma mulher regente.
Elisabeth von Calenberg-Göttingen foi uma mulher notável da Idade Média, e não somente como duquesa regente e apoiadora do movimento da reforma, mas também como escritora e estudiosa leiga de teologia. Martim Lutero e Felipe Melanchthon falavam com muita estima dela. Melanchthon sublimou em um escrito: “Elisabeth governou esta igreja com um coração materno, suave e doce, alimentada e nutrida pelo evangelho”.

Pa. Dra. CLAUDETE BEISE ULRICH *
FONTE: JORNAL O CAMINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário