sábado, 31 de outubro de 2015

MULHERES DA REFORMA - Katharina von Bora

Katharina von Bora
A estrela da manhã de Wittenberg


Katharina von Bora

Catarina von Bora nasceu no dia 29 de janeiro de 1499, como filha de um nobre empobrecido, na pequena aldeia de Lippendorf, na região da Saxônia. A mãe de Catarina faleceu quando ela era pequena. O seu pai a levou com apenas seis anos para o convento beneditino em Landsberg, provavelmente, para ali receber uma boa educação.
Possivelmente este convento tornou-se muito caro para o pai empobrecido, que a transferiu com dez anos, em 1509, para o convento da ordem Sistersinianas Trono de Maria em Nimbschen. No convento, Catarina aprendeu um pouco de Latim, a recitar salmos decorados, ler, escrever, a fazer trabalhos manuais e conhecimentos do uso de ervas medicinais. Em 1515, Catarina fez os seus votos como freira.
Inspiradas pelos escritos dos reformadores, doze freiras fugiram do convento numa sexta-feira santa, em 1523, pois descobriram que a salvação podia ser obtida fora do convento. Um comerciante de Torgau, Leonard Koppe, escondeu as doze freiras entre os barris de peixes e assim as levou para fora do mosteiro. As mulheres viajaram de Torgau para Wittenberg, onde foram acolhidas pelos reformadores, entre eles Martim Lutero e Filipe Melanchthon. Elas foram acolhidas em casas de famílias e, mais tarde, a maioria delas também constituiu sua própria família.
Catarina von Bora viveu e trabalhou, na época, na casa do pintor Lucas Cranach e esposa Barbara Cranach. O reformador Martim Lutero sentia-se responsável pelas freiras fugitivas. Ele procurou para Catarina um esposo, o pastor e professor Kaspar Glatz.
Catarina categoricamente disse que não se casaria com ele.
O ano de 1525 foi marcado pela guerra triste e sangrenta dos camponeses. Lutero vivia angustiado e amedrontado. Ele como herege esperava pela morte a cada dia.  Em meio a essas situações de conflito, Lutero e Catarina tomaram uma decisão importante: contraíram matrimônio no dia 13 de junho de 1525. Após o casamento, o casal mudou-se para o antigo convento dos monges agostinianos em Wittenberg. O casal viveu ali com filhos, filhas, familiares, estudantes, convidados, visitas, pessoas foragidas e também pessoas que trabalhavam com a família. O casal viveu junto durante 20 anos. Catarina von Bora deu à luz seis crianças: João, Elizabeth, Magdalena, Martin, Paul e Margaret.
Elizabeth faleceu ainda bebê e Magdalena aos 12 anos de idade. A morte das filhas causou um grande sofrimento aos pais.
Catarina foi uma mulher empreendedora, considerada hoje a primeira empreendedora rural. Ela contribui de forma efetiva para a prosperidade da família Lutero. Além de administrar as reformas do velho convento em Wittenberg, também abrigava em sua casa muitos estudantes de várias regiões da Europa e manteve uma espécie de pensionato.  Ela também conseguiu adquirir um pedaço de terra, coordenava uma fábrica de cerveja e,também, alugou um açude para a criação de peixes.
Além da sua grande capacidade administrativa, Catarina foi uma grande parceira do seu esposo e reformador Lutero. Provavelmente, participou de muitas discussões e conversas teológicas que aconteceram ao redor da mesa em sua casa com estudantes e reformadores. Lutero a chamava não só de “minha querida” ou “minha estrela da manhã de Wittenberg”, mas também de “meu Senhor Kathe”, Catarina “a Lutera”. Numa conversa à mesa, Lutero disse: “(...) Ela me foi dada por Deus, assim como eu fui dado a ela”.
Lutero a tinha colocado como sua única herdeira e responsável pelas crianças em seu testamento. No entanto, este desejo de Lutero não condizia com as leis da época, pois uma viúva necessitava de um tutor. Uma viúva não podia decidir sozinha. O testamento de Lutero foi contestado e assim Catarina perdeu o direito sobre muitos dos bens da família.
Uma grande peste se abateu sobre a cidade de Wittenberg e, em 1552 Catarina von Bora retirou-se com sua filha Margaret de Wittenberg por causa da doença. No caminho para Torgau, Catarina sofreu um acidente, em consequência do qual ela faleceu em 20 de dezembro de 1552. Foi sepultada na Igreja de Maria em Torgau. Catarina von Bora foi uma mulher forte do movimento da Reforma, assim como muitas outras mulheres que aos poucos vão sendo redescobertas e saindo do silêncio e da invisibilidade.

Katharina von Bora

Pa. Dra. CLAUDETE BEISE ULRICH
FONTE: JORNAL O CAMINHO


Estátua de Katharina von Bora em Wittenberg 

Nenhum comentário:

Postar um comentário