domingo, 29 de dezembro de 2013

Salta, La Linda - Argentina

4º dia – 29 de dezembro de 2013 – primeira parte

Centro Cultural América
No dia seguinte passeamos pela cidade de Salta. Visitamos o Centro Cultural América e fomos caminhando até o teleférico.

Centro Cultural América

Teleférico
Subimos e descemos o Cerro San Bernardo pelo teleférico. Passeamos pelo morro, tiramos fotos, olhamos o artesanato nas lojinhas. Comprei um bonito chapéu...


Esperando o teleférico
Chegando no alto do Morro
E vamos subir...

Lindo chapéu...

Cerro San Bernardo: Foi declarado Reserva Natural Municipal no dia 04 de junho de 1991. Está localizado no Parque San Martín, onde se encontra o Monumento ao General Martín Miguel de Güemes, a 258 m sobre o nível da cidade. Na subida encontra-se 14 estações da Via Crucis, que é percorrida a pé a cada ano no dia primeiro de maio, dia da Cruz.


Cristo Vive, Reina e Impera
No alto do morro encontramos uma cruz de madeira com a inscrição em latim: Cristo vive, reina e impera. Esta cruz foi colocada no morro em 1901 para celebrar o início de mais um século. Perto da cruz encontramos a imagem do Cristo Redentor, fundida em cobre. A imagem está sobre um pedestal e foi ali colocada em 1903.
Cristo Redentor

Bancas de Artesanato
No morro também encontramos um complexo com terraços e balcões construídos com pedras tiradas do próprio morro, lanchonetes, bancas de artesanatos, cascatas artificiais e um mirante de onde podemos apreciar a bela vista de toda a cidade de Salta e da Cordilheira dos Andes.


Mirante
Cascata Artificial

Vista panorâmica de Salta

Chegando em Salta
Salta é a capital da província de Salta e uma das mais importantes cidades do noroeste da Argentina. Fica localizada a leste da cordilheira dos Andes, no Vale de Lerma, rodeada de montanhas, a 1187 m sobre o nível do mar. Sua localização geográfica foi e é estratégica para as comunicações com a Bolívia e o norte do Chile. 


Ruas da cidade de Salta
Foi fundada em 1582 e ainda hoje conserva um belo conjunto arquitetônico colonial. Em sua área antiga podemos ver ruas estreitas que conservam as construções próprias do período hispânico, com paredes brancas, muros de adobe, telhas avermelhadas e pátios internos.

Catedral
Praça 9 de julho


Igreja San Francisco

Cabildo -
antiga administração municipal
Caminhando pelo centro histórico, podemos apreciar lugares como a Catedral, a Praça 9 de Julho, a Igreja San Francisco, o Cabildo, o convento San Bernardo, o Parque San Martin e o Cerro de San Bernardo onde podemos ter uma bela vista de toda a cidade. Lugar que podemos chegar a pé, de carro, de bicicleta ou por um teleférico.

Salta "La Linda"
Salta é famosa por sua arquitetura colonial, e em anos recentes veio a tornar-se um importante centro de turismo. Por seus atrativos recebeu o apelido de Salta, la Linda. De acordo com os estudiosos, a palavra salta foi produto de uma deformação da palavra aimará sagta, que significa la hermosa (a formosa). No alto do Morro de San Bernardo encontra-se uma placa com um belo poema exaltando Salta como “La Linda”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário