terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Viajando pelo norte da Argentina rumo ao Chile

6º dia – 31 de dezembro de 2013

Café da manhã na pousada
Saímos do hotel por volta das 10h, sem pressa e sem rumo definido. Fizemos o mesmo trajeto do TUR, mas com mais tranquilidade. 

subindo rumo ao Lipán
Rios largos com pouca água
Estrada sinuosa






Igreja típica do lugar

estrada a percorrer até o Chile




no ponto mais alto
Quando terminamos de subir a Cuesta del Lipán o carro começou a apresentar problemas. Paramos nas Salinas Grandes. Comemos alguma coisa. A Sonja sentiu mais a altitude desta vez, com uma leve dor de cabeça e ânsia. Vimos pela estrada vicuñas e llamas. 
Chegando nas Salinas Grandes

ao longe as Salinas Grandes



impossível não fotografar...
apreciando o Salar
Cardones = cactos


Vicuñas



Lhamas

Depois do Salar o carro começou a dar mais problemas. Dava a impressão que a gasolina não conseguia passar. Como estávamos no meio do nada ficamos deveras preocupados. Entretanto precisávamos seguir em frente, pois era mais perto ir até um povoado chamado Susques a 30 km do Salar. Já tínhamos andado com o carro falhando por volta de 14 km. Passou um carro de polícia que parou, mas quando ligamos o carro ele parecia estar funcionando, assim que eles seguiram viagem. Mas, quando andamos mais um pouco o carro começou a falhar novamente. Um tempo depois fomos ajudados por argentinos de descendência indígena. Eles estavam de camionete e nos rebocaram até Susque. Foram momentos de muita tensão, mas conseguimos chegar. 

Portal do lugarejo Susques
Em Susque procuramos ajuda, mas não conseguimos. Decidimos nos hospedar ali e passar a virada do ano. Enquanto a Sonja descansava na hospedaria, o João foi tentar encontrar um mecânico. Como ele não conseguiu encontrar ninguém, ele resolveu ir até o posto de gasolina a 3 km de Susque para abastecer e ver se tinha alguém que entendia de mecânica. Só conseguiu abastecer e com dificuldade retornou a Susque. Como já tinha escurecido procuramos descansar um pouco. 

a caminho de Susques

Susques perto da pousada

Susques - centro

Susques
no momento da virada do ano
João conseguiu um chá de coca para a Sonja tomar e melhorar um pouco os sintomas que a altura tinha causado. Perto da meia noite fomos dar uma volta pelo povoado. Estava uma noite bem fria e tinha pouca gente na rua. Teve alguns fogos e bombinhas acionadas por alguns poucos jovens que estavam na rua. Retornamos para a hospedaria, assistimos um pouco de TV para apreciar pelo menos a virada do ano no mundo e fomos dormir. (João conseguiu comprar para a ceia de ano novo: 4 maças, 2 bananas, 4 pãezinhos, sardinha, 3 tomates, cerveja e o refrigerante Passo de los Toros – João comeu alguma coisa, mas a Sonja não conseguiu). E lá se foi o sexto dia e a virada do ano mais atrapalhada e estranha que passamos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário